Campanha de Vacinação Um trato pelos bons-tratos

A Campanha de Vacinação "Um Trato pelos Bons-Tratos" é uma ação de sensibilização pública para a superação das situações de violência e violações de direitos pelas quais crianças, adolescentes e jovens passam em nosso país.

Durante a campanha, adolescentes e jovens “vacinam” simbolicamente pessoas de sua idade e adultos, convidando-os a se unirem à promoção de uma cultura de bons tratos.

Os principais objetivos desta ação são:
1. Promover os direitos da infância e adolescência;
2. Estimular a participação e o protagonismo de adolescentes e jovens na defesa de seus direitos;
3. Sensibilizar e encorajar pessoas, instituições e comunidades na promoção de relações de equidade e justiça entre gêneros e gerações.


O curso básico
Antes do início da campanha, os(as) adolescentes e jovens participam de oficinas de formação sobre a temática da violência (em suas diversas modalidades), e também sobre a promoção da cultura de paz, que chamamos carinhosamente de cultura de bons-tratos.

Devido à sua intenção de promover a participação e o protagonismo juvenil na defesa de seus direitos, esta capacitação é orientada preferencialmente para adolescentes e jovens. Adultos de referência como educadores/as, líderes religiosos e comunitários e demais profissionais também poderão participar em uma proporção sugerida de 01 (um) adulto de referência para cada 03 (três) ou 04 (quatro) adolescentes.

A duração da formação é de 20h, e oferece ferramentas conceituais, vivenciais e metodológicas não somente para a ação de sensibilização pública, mas também para que os adolescentes e jovens se apropriem da metodologia e realizem ações educativas entre seus pares e adultos em seus espaços de convivência.



Temas desenvolvidos na formação
– Prevenção da violência e promoção da cultura de paz (um trato pelos bons-tratos);
– Fortalecimento de fatores de proteção individuais e coletivos;
– Resolução não-violenta de conflitos;
– Procedimentos para busca de ajuda em situações de violência;
– Perspectiva de gênero (equidade e justiça);
– Comunicação assertiva;
– Formação básica em distintas expressões artísticas que servirão como atração durante a "vacinação".

Quer saber como organizar uma oficina formação nesta metodologia em sua instituição?

CLIQUE AQUI