Curso de Formação de Instrutores(as)

Este curso é a segunda instância de formação nas metodologias Claves (Brincando nos Fortalecemos, Bons-Tratos em Família e Campanha de Vacinação pelos Bons-Tratos), cujo principal objetivo é formar  instrutores(as) para o treinamento de pessoas no campo da prevenção das violências contra crianças, adolescentes e famílias.

Ao final deste processo formativo, o(a) aluno(a) estará habilitado(a) a desenvolver ações de formação e assessoria de equipes através das metodologias do Programa Claves.


Formato e duração
A modalidade desta formação é semi-presencial. Consiste em um curso presencial de 5 dias, seguido de 4 módulos virtuais de seis semanas de duração cada, totalizando 6 meses de formação. Os(as) alunos(as) que completarem satisfatoriamente estas etapas serão habilitados(as) nas metodologias "Brincando nos Fortalecemos" ou "Bons-Tratos em Família" após a prova prática, que corresponde à facilitação de um curso básico presencial para adultos, supervisionado por um docente da equipe de formação.


Conteúdos desenvolvidos na formação

Brincando nos Fortalecemos
– Desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes
– Introdução ao fenômeno da violência contra crianças e adolescentes
– Aspectos culturais e religiosos que influenciam a proteção infantojuvenil
– Aprofundamento teórico-metodológico e prático na proposta "Brincando nos Fortalecemos"

Bons-Tratos em Família
– O ciclo vital da família - formas e funções
– Promoção de habilidades parentais para os bons-tratos
– Aspectos culturais e religiosos que influenciam a proteção infantojuvenil
– Aprofundamento teórico-metodológico e prático na proposta "Bons-Tratos em Família"


Público alvo
Pessoas com formação universitária ou técnica, que tenham participado previamente dos cursos básicos "Brincando nos Fortalecemos" ou "Bons-Tratos em Família" e aplicado ao menos uma destas metodologias com crianças, adolescentes e famílias. Os(as) interessados(as) deverão ter afinidade com o marco referencial do Programa Claves e, preferencialmente, experiência em processos de formação de crianças, adolescentes ou adultos.

ATENÇÃO:

Os cursos de formação de instrutores(as) terão sua divulgação realizada sempre que sua oferta estiver disponível.