Estamos junt@s


Estamos Junt@s é uma adaptação pela Visão Mundial da metodologia Contigo Confança, desenvolvido pelo Programa Claves no Uruguai.

Seu objetivo é que adolescentes e jovens aprendam a reconhecer situações de risco, romper com o silêncio que mantém a violência e promover a tomada de iniciativa, permitindo que identifquem ao seu redor pessoas de referência, com as quais possam contar como aliados(as).

Este recurso pode ser utilizado por adolescentes, jovens e educadores ligados a escolas, projetos sociais, centros comunitários, comunidades de fé e organizações que desejam prevenir a violência contra adolescentes.


A ferramenta está composta por:

– Filme curta-metragem: Estamos Junt@s

Sinopse: o flme apresenta cinco cenas de adolescentes em situação de risco ou de violência e se propõe a ser utilizado de maneira interativa, levando os participantes a discutirem e formularem diferentes alternativas às situações apresentadas. Aparecem situações de negligência, violência emocional, de gênero, no namoro, intrafamiliar, sexual, violência por meio das redes sociais e violência no ambiente escolar.


– Guia didático

O guia didático se destina a compartilhar algumas orientações para a realização das ofcinas, além de conteúdos conceituais e textos de apoio sobre a violência infantojuvenil.

Clique AQUI para fazer o download do guia.



Convidamos todos e tod@s para explorarem a ferramenta!

Quer saber como organizar uma oficina de formação nesta metodologia em sua instituição?

CLIQUE AQUI